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Trigo em Grãos – Quais os benefícios?

O trigo é o segundo cereal mais cultivado em todo o mundo, perde apenas para o milho, pesquisadores afirmam que o trigo já é cultivado há mais de 10.000 anos, as primeiras plantações foram no Oriente Médio.

A forma mais conhecida do trigo é a farinha, que inclusive virou uma vilã nos últimos anos, mas poucas pessoas conhecem e consumem o trigo em grãos. Esse cereal é bastante saudável e rico em vários nutrientes como vitamina E, zinco, magnésio, potássio e cobre.

Trigo em Grãos e Perda de Peso

O trigo na sua forma mais bruta tem a capacidade de ajudar a controlar o peso em todas as pessoas, mas essa propriedade beneficia mais acentuadamente as mulheres.

Prova disso, um estudo publicado na revista cientifica American Journal of Clinical Nutrition que trabalhou com dois grupos concluiu que o trigo em grão, ao invés de refinado, ajudou efetivamente na perda de peso.

Nesse estudo, um grupo de voluntários teve o trigo em grão incluindo na alimentação, enquanto o outro grupo não. E ao final do estudo o grupo que consumiu o trigo perdeu mais peso do que o outro grupo que não consumiu.

Trigo e Doenças Crônicas

Todo mundo sabe que o consumo de gordura trans e de gorduras saturadas aumentam muito as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. E que por outro lado, consumir gorduras como ômega 3 diminui risco de doença cardiovascular.

Pois bem, o consumo de cereais integrais, como o trigo em forma de grão, é bastante eficaz na prevenção das doenças cardiovasculares, e também de outras doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

O trigo em grãos é rico em magnésio, e esse mineral é um cofator para a mais de 300 enzimas, e algumas destas enzimas estão envolvidas no processo de secreção de insulina e de glicose. Por isso o consumo do trigo na sua forma mais integral pode ser benéfico para a saúde.

Outro nutriente bastante presente no trigo em grão é a betaína, que tem elevado poder anti-inflamatório. A inflamação é a maior responsável pelas dores reumáticas e também algumas doenças crônicas. Por isso, consumir o trigo constantemente nessa forma, é uma boa alternativa para reduzir ativamente a inflamação.

Além disso, o consumo de betaína preveni o risco de inflamação crônica e consequentemente de outras doenças como osteoporose, mal de Alzheimer, declínio cognitivo e diabetes.

Outros Benefícios do Trigo

Alguns estudos publicados na revista científica American Journal of Gastroenterology apontam que o consumo do trigo em grão ajuda a evitar a formação de cálculos biliares. Isso porque esse cereal é rico em fibras insolúveis, que beneficiam o trânsito intestinal e reduzem a secreção de ácidos biliares. E os ácidos biliares em excesso são uma das principais causas da formação de cálculos biliares.

Como mencionamos anteriormente, o trigo em grãos tem propriedades laxantes pois é rico em fibras, por isso evita problemas como dor abdominal, flatulência, náusea, constipação e distensão abdominal. Essa regulação da função intestinal é muito importante, pois a diverticulite, por exemplo, ocorre muitas vezes devido à uma inflamação intestinal causada por uma prisão de ventre crônica.

No caso das mulheres o trigo em grãos traz alguns benefícios a mais. Ele é capaz, por exemplo, de aumentar a metabolização do estrogênio, e o excesso desse hormônio na corrente sanguínea à longo prazo, pode causar câncer de mama. Sendo assim, para as mulheres o trigo em grão pode atuar como anticancerígeno.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, submeteu dois grupos de mulheres a uma ingestão aumentada de trigo integral para um grupo e de milho para o outro. Após o período de dois meses as mulheres que consumiram o trigo tiveram as concentrações de estrogênio reduzidas em 17%, enquanto as mulheres que consumiram o trigo não tiveram nenhuma redução.

Além disso, o trigo em grãos tem a capacidade de estimular a produção de lignanas, e a presença desses nutrientes no organismo está associada à uma proteção contra o desenvolvimento do câncer de mama, câncer de ovário e câncer de endométrio. Isso porque as lignanas, ocupam os receptores hormonais do nosso organismo.

E como se todos estes benefícios não fossem suficientes, o consumo do trigo integral está associado à diminuição da ocorrência de asma na infância em aproximadamente 50%, e reduziu também os sintomas da asma na vida adulta. Isso porque compostos do trigo evitam o estreitamento das vias aéreas e o aumento da sensibilidade.

Inserindo o Trigo em Grão na Alimentação

Apesar de o trigo não fazer parte da alimentação tradicional dos brasileiros não é difícil encontra-lo no mercado. O trigo em grão pode ser preparado de algumas formas, e todas elas são opções muito saborosas, entre elas:

  • Salada de trigo em grão com folhas verdes;
  • Salada de trigo em grão com alho-poró
  • Tabule com trigo em grão;
  • Risoto com trigo em grão.

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